Afinal, quando procurar um psicólogo?
- Gabriel Pereira Mendes
- 27 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jul.
Você já se perguntou se precisava de psicoterapia? Essa dúvida que costuma diante de uma situação difícil em nossa vida frequentemente adia a procura por ajuda. Porque procurar ajuda profissional se talvez eu consiga lidar com isso sozinho ou de outra forma?
Os dias passam e a intensidade do que te motivou a pensar em procurar por acompanhamento psicológico diminui ou você simplesmente se distrai com outras coisas na sua rotina. A ajuda profissional fica de lado até o momento em que novamente você se depara com as mesmas questões e retoma o ciclo.
Esse texto é para você que não sabe quando procurar por um profissional de psicologia.
O que é psicoterapia?
Para entender quando procurar um psicólogo, é importante primeiro compreender o que é a psicoterapia. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2022), a psicoterapia é um método de tratamento para problemas emocionais, baseado no vínculo entre um profissional e uma pessoa que busca ajuda. Seu objetivo pode incluir a redução ou modificação de sintomas, o enfrentamento de padrões disfuncionais de relacionamento ou o fortalecimento do desenvolvimento pessoal e emocional.
Talvez, ao ler isso, você já tenha percebido que esse pode ser o seu momento de procurar suporte profissional. Afinal, a psicoterapia não é voltada apenas para quem está em sofrimento intenso ou prolongado. Você pode buscar um psicólogo para lidar com situações pontuais, para encontrar um espaço seguro de escuta qualificada e sem julgamentos, algo que nem sempre é possível com amigos, parceiros ou familiares, cujas opiniões muitas vezes estão envolvidas por vínculos afetivos ou expectativas pessoais.
Para quem é a psicoterapia?
A psicoterapia não é apenas para quem suspeita ter um diagnóstico ou enfrenta prejuízos severos no dia a dia. Sim, esse pode ser um dos motivos para buscar ajuda, mas não é o único. Há quem procure a psicoterapia por desejo de autoconhecimento, por estar passando por uma mudança significativa ou para desenvolver habilidades emocionais e relacionais.
Você não precisa esperar o sofrimento se tornar insuportável para procurar ajuda. Assim como acontece com a saúde física, cuidar da saúde mental nos primeiros sinais de que algo não vai bem é sempre a melhor escolha. Ainda assim, sabemos que nem todo mundo tem esse cuidado, e tudo bem, o importante é saber que sempre é tempo de começar.
E se a psicoterapia não for acessível no momento?
A questão financeira pode ser um fator decisivo. No entanto, existem alternativas acessíveis e de qualidade. Clínicas-escolas, por exemplo, oferecem atendimentos a preços simbólicos realizados por estudantes supervisionados por profissionais experientes. Dependendo da sua demanda, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também podem ser uma boa opção. Além disso, alguns projetos e profissionais disponibilizam atendimentos com valores sociais com o objetivo de facilitar o acesso à psicoterapia.
Independente do valor do serviço, o compromisso com a ética e a qualidade deve ser o mesmo. Fique atento à formação do profissional, verifique se ele está devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia e se apresenta um comportamento ético e respeitoso com sua demanda.
Você não precisa esperar chegar ao limite para buscar ajuda.
Psicoterapia é cuidado, é prevenção, é espaço de transformação. Você não precisa esperar chegar ao limite para procurar ajuda. O apoio profissional pode fazer uma grande diferença no modo como você compreende a si mesmo, lida com os desafios e constrói caminhos mais saudáveis.
Se você já se perguntou se "precisava" de psicoterapia, talvez essa seja a sua resposta.
Comentários